Coisas da Tamonca

Minha foto
Conceição do Coité, Bahia, Brazil
Pedagoga, Matemática, Mãe, Gestora da Escola Antônio Bahia-Conceição do Coité, Petista por enquanto, Amo LULA, luto por justiça, igualdade, odeio qualquer tipo de calúnia, discriminação ou preconceito. E vou vivendo... Música, poesia, livros, arte, cultura, internet, política e educação são minhas diversões. No mais o mundo é uma caixinha de surpresas, é só querer descobrir!

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Reproduzindo do Blog Educatube: Educação e Mudança (Celso Antunes)

Educa Tube: Educação e Mudança (por Celso Antunes):
"Fonte: http://youtu.be/bLee1851_q0
O vídeo acima, Educação e Mudança, de Celso Antunes, foi indicação indireta, via Twitter da educadora Sonia Bertocchi, editora do blog Lousa Digital.
Aproveito as palavras de Sonia em sua apresentação:

"Do banho-maria ao forno de microondas. Não ... este não é um vídeo sobre cozinha!
É uma pequena história - 2 minutos - sobre uma professora, contada por Celso Antunes".


Um pequeno vídeo, de apenas 2 minutos que promove uma grande discussão e reflexão sobre o papel social do professor, e que fala por si só...
Parafraseando Barack Obama: "O mundo mudou e nós precisamos mudar".
Os equipamentos, as mídias, as TICs se atualizam numa velocidade vertigiosa, mas muitos profissionais da educação - que eu batizo de burocratas do saber -, continuam repetindo-se em práticas conservadoras...
Preocupam-se mais com aspectos formais do que estruturais, e isso não se trata apenas de quem está em sala de aula, muitos gestores escolares e gestores públicos ainda resistem ao uso das mídias e das tecnologias da informação e da comunicação, com o manjado discursos de que não são dessa geração, que já estão velhos demais para aprender, etc etc etc.
Apreindizagem é um processo único e permanente, que nos acompanha por toda vida...
Um grande paradoxo: muitos dos que têm discurso progressista, mantém intacta sua prática conservadora, refratária ao novo, desconhecendo as mudanças sociais que se realizaram desde que a informática deixou de ser apenas um equipamento empresarial e passou a integrar o ambiente escolar.
Mas de nada adianta trocar o retroprojetor pelo datashow, para passar o mesmo conteúdo, da mesma forma burocrática e antididática...
Educar é dialogar com o mundo do alunado, como sempre digo: fazer pequenas expedições ao outro lado da fronteira que separa o professor da aldeia digital onde vive seu aluno... E a partir disso, estabelecer uma nova linguagem, comum a ambos.

Nenhum comentário: