Coisas da Tamonca

Minha foto
Conceição do Coité, Bahia, Brazil
Pedagoga, Matemática, Mãe, Gestora da Escola Antônio Bahia-Conceição do Coité, Petista por enquanto, Amo LULA, luto por justiça, igualdade, odeio qualquer tipo de calúnia, discriminação ou preconceito. E vou vivendo... Música, poesia, livros, arte, cultura, internet, política e educação são minhas diversões. No mais o mundo é uma caixinha de surpresas, é só querer descobrir!

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Aniversário da Escola Antônio Bahia- 82 anos

13 MAIO DE 2011
ANIVERSÁRIO DA ESCOLA ANTÔNIO BAHIA 82 ANOS
Um pedacinho da nossa história...

A Escola Antônio Bahia teve os seus primeiros passos, no dia 13 de maio de 1929, com os esforços do Professor Sizenando Ferreira de Souza e do Sr. Antônio Bahia, para agrupar as escolas da época que funcionavam nas casas dos moradores da vila, já que Conceição do Coité era pertencente ao município de Riachão do Jacuípe. Foi então, criada a entidade com o nome de Escolas Reunidas Antônio Bahia em homenagem a um dos seus fundadores que tinha grande influência na educação da época, funcionando na Rua 24 de Outubro, atualmente conhecida como Rua João Lopes do Carmo. 
Em 1930, começou a funcionar sob a direção do Sr. Professor Sizenando Ferreira de Souza, ele implantou a Escola para dar oportunidade aos filhos das famílias carentes da vila, conseguindo professores do Estado para assumirem as classes.
Em 1956, a Escola passou a funcionar na Rua Professor Antônio Bahia, S/N, endereço atual, seguindo os padrões já existentes, organizando as salas com as placas contendo os nomes de pessoas ilustres. Neste período, a professora Ieda Ramos Gordiano atuava como Diretora e participavam do quadro de professores os seguintes nomes: Silene Amâncio, Rilza Araújo, Marina Cunha, Marielza Carneiro, Telma Fragoso, Glória Passos, Lindinalva Cedraz, Olgarina Pitangueira, Elza Dantas, Neusa Brandão, Emercina Rios, Lícia Sales, Marina Gomes, Maria Emília e outros.
 Oficializou-se no dia 12 de abril de 1981, como Escola Antônio Bahia. Contudo, considera-se como data de fundação o dia 13 de maio de 1929, por ser o marco inicial da história da entidade.
Em 2000, a Diretora Ângela Maria Ramos de Araújo, professora que contribuiu muito para o crescimento e desenvolvimento desta escola, conseguiu expandir o ensino fundamental de 1ª a 4ª séries para 1ª a 8ª séries do ensino fundamental e EJA II.
Em 2008, foi conquistada pela então Diretora Jacilma Lopes Carneiro e Mônica Ramos de Oliveira, a ampliação da EJA para o Estágio III do nível médio para atender a solicitação dos alunos e demanda escolar.


Hoje, a gestão da Escola Antônio Bahia é composta pelos seguintes membros: Mônica Ramos de Oliveira (Diretora), Jacilma Lopes Carneiro e Edgar Alves Rodrigues Filho (Vice-Diretores) e excelentes professores capacitados para oferecer um ensino de qualidade, a escola conta também com funcionários que se empenham para o bom funcionamento da mesma.

PARABÉNS ESCOLA ANTÔNIO BAHIA PELOS SEUS 82 ANOS COLABORANDO COM A EDUCAÇÃO COITEENSE!!!  

Um comentário:

Elvis disse...

Parabéns! É gratificante ver o empenho e a vitória dos que buscam exercer uma função social em prol do mundo!
Espero que essa data se repita por muitos 13 de Maio, sempre intruindo e construindo cidadãos conscientes para um futuro melhor!
Deus abençoe vocês! São os verdadeiros Super-heróis modernos!

abraços!