Coisas da Tamonca

Minha foto
Conceição do Coité, Bahia, Brazil
Pedagoga, Matemática, Mãe, Gestora da Escola Antônio Bahia-Conceição do Coité, Petista por enquanto, Amo LULA, luto por justiça, igualdade, odeio qualquer tipo de calúnia, discriminação ou preconceito. E vou vivendo... Música, poesia, livros, arte, cultura, internet, política e educação são minhas diversões. No mais o mundo é uma caixinha de surpresas, é só querer descobrir!

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Histórico da Escola

Histórico da Escola Antônio Bahia
Por: Profª. Ângela Maria Pinto e Prof. Gerinaldo Ferreira


A Escola Antônio Bahia teve os seus primeiros passos, no ano de 1929, com os esforços do Professor Sizenando Ferreira de Souza e do Sr. Antônio Bahia, para agrupar as escolas da época que funcionavam nas casas dos moradores da vila, já que Conceição do Coité era pertencente ao município de Riachão do Jacuípe. Foi então, criada a entidade com o nome de Escolas Reunidas Antônio Bahia em homenagem a um dos seus fundadores que tinha grande influência na educação da época, funcionando na Rua 24 de Outubro, atualmente conhecida como Rua João Lopes do Carmo.

Em 1930, a intitulada “Escolas Reunidas Antônio Bahia” começou a funcionar sob a direção do Sr. Professor Sizenando Ferreira de Souza com turmas multisseriadas do 1º ao 5º ano primário e cada sala tinha o nome de uma figura importante do período, como: Rui Barbosa, Antônio Bahia, Elias Nazareth, Orlando Meireles, entre outros. Sendo que em cada sala os alunos eram separados por sexo: os homens sentavam de um lado e as mulheres de outro. Em relação à identificação das séries, o processo dava-se por meio de testes de aptidão com a aplicação de atividades de leitura e de cálculos matemáticos para avaliar o nível de aprendizagem do aluno em Português e Matemática e direcioná-lo para a classe correspondente.

O Professor Sizenando implantou a Escola para dar oportunidade aos filhos das famílias carentes da vila, conseguindo professores do Estado para assumirem as classes. Eis alguns deles: Maria Paula Gonçalves, Emérica de Meireles, Iracema Freitas Cumming, Noemia Gonçalves Carvalho, Judith Dhom da Cunha, Jessé Bittencourt Daltro de Castro, Dinorá Pinto Araújo, Ieda Ramos Gordiano.

Em 1930, foi criado um Caixa Escolar, com estatuto, objetivando ajudar os alunos adquirirem fardas, calçados, livros e assistência dentária, através da arrecadação de mensalidades de sócios de duas categorias: os efetivos que eram os alunos e os pais e os contribuintes que eram as pessoas que ajudavam espontaneamente.

Em 1956, a Escola passou a funcionar na Rua Professor Antônio Bahia, S/N, endereço atual, seguindo os padrões já existentes, organizando as salas com as placas contendo os nomes de pessoas ilustres. Em relação ao funcionamento, tinha aula de segunda a sábado, sendo este designado para a sabatina de português e a de matemática, assim realizadas: em português, quando os alunos cometiam erros na escrita das palavras eles copiavam a forma correta a quantidades de vezes que a professora determinava e a leitura era feita com os alunos em fileiras, sendo que aquele que errasse era obrigado a ficar sem recreio ou tomar palmadas. Em matemática, o aluno que acertasse as respostas dava palmadas naquele que errava sendo ainda, que se as palmadas fossem fracas a professora retribuía fortemente nos alunos que bateram. Isso quando não os colocavam de joelhos em cima de grãos de milho com o dedo erguido até a mosca pousar sobre ele, ou ficar sem recreio. Configurou-se a metodologia utilizada nessa etapa da educação da escola.

Neste período, a professora Ieda Ramos Gordiano atuava como Diretora e participava do quadro de professores os seguintes nomes: Silene Amâncio, Rilza Araújo, Marina Cunha, Marielza Carneiro, Telma Fragoso, Glória Passos, Lindinalva Cedraz, Olgarina Pitangueira, Elza Dantas, Neusa Brandão, Emercina Rios, Lícia Sales, Marina Gomes, Maria Emília e outros.

A Escola ficou até o ano de 1980 com a denominação de Escolas Reunidas Antônio Bahia e, finalmente, oficializou-se no Diário Oficial de 11 e 12 de abril de 1981, sob a portaria nº 2348/81, como Escola Antônio Bahia. Contudo, considera-se como data de fundação o dia 13 de maio de 1929, por ser o marco inicial da história da entidade.

Desde 1930, a Escola oferecia os cursos de 1º ao 5º ano primário que passaram a ser considerados como de 1ª a 5ª séries. Em 1988, foram implantadas as classes aceleradas de 1ª a 4ª séries que funcionaram somente este ano. Em 2000, começou o movimento de municipalização das Escolas e a Diretora Ângela Maria Ramos de Araújo conseguiu expandir o ensino fundamental de 1ª a 4ª séries para 1ª a 8ª séries do ensino fundamental. Ainda neste ano, foi implantada a EJA - Educação de Jovens e Adultos - Estágio II de 5ª a 8ª séries. Em 2008, foi conquistada pela Diretora Jacilma Lopes Carneiro e Mônica Ramos de Oliveira, a ampliação da Educação de Jovens e Adultos - Estágio III do nível médio para atender a demanda dos alunos que concluíam o ensino fundamental e não tinham condições de dar continuidade aos estudos em outras escolas pela dificuldade de conseguir transportes públicos.

Atualmente, a Escola possui 07 salas de aula, 01 laboratório de informática, 01 sala administrativa, 01 sala de professores, 01 cantina e funciona nos três turnos, atendendo aproximadamente 600 alunos do ensino fundamental de 5ª a 8ª séries e da Educação de Jovens e Adultos do ensino fundamental e médio.

Hoje, a gestão escolar da Escola Antônio Bahia é composta pelos seguintes membros: Mônica Ramos de Oliveira, Jacilma Lopes Carneiro, Edgar Alves Rodrigues Filho e conta com professores capacitados para oferecer um ensino de qualidade visando a formação integral do educando, consubstanciado nos princípios da Legislação vigente, primando pelo desenvolvimento individual e sua integração social, para que possa ampliar o conhecimento e a sua consciência de ler como um todo, tornando agente inovador e transformador da realidade social, política e econômica.

Nenhum comentário: