Coisas da Tamonca

Minha foto
Conceição do Coité, Bahia, Brazil
Pedagoga, Matemática, Mãe, Gestora da Escola Antônio Bahia-Conceição do Coité, Petista por enquanto, Amo LULA, luto por justiça, igualdade, odeio qualquer tipo de calúnia, discriminação ou preconceito. E vou vivendo... Música, poesia, livros, arte, cultura, internet, política e educação são minhas diversões. No mais o mundo é uma caixinha de surpresas, é só querer descobrir!

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Estratificação e Mobilidade Social em Conceição do Coité

O conceito de estratificação aparece como o tipo de estrutura social que dispõe o indivíduo, com suas posições e papéis, em diferentes camadas ou estratos. Refletindo a partir desse conceito e reportando-o a Conceição do Coité, onde vivo, pode-se perceber que o tipo de estratificação vivenciada aqui é o de classes. Por ser uma cidade na qual a política local rege quase que totalmente a vida das pessoas observa-se a dependência da população de ações e posições da administração local que definem e determinam sua posição social e suas possibilidades de crescimento considerando sua escolha política. Os meios utilizados para tal chegam a ser humilhantes, porém tais atitudes são tomadas de forma sutil, perceptivas em sua maioria por quem depende desse poder. As demais camadas sociais aqui encontradas são formadas de comerciantes, funcionários públicos estaduais e municipais. Também releva-se a forma de vínculos aplicadas pelos empresários locais que, desde tempos remotos, construíram suas vidas a partir da cultura do sisal, explorando os trabalhadores rurais, pagando um preço ínfimo pelo quilo da planta já desfibrada, fazendo assim com que seu enriquecimento seja rápido e a dependência desses trabalhadores se perpetue.
A mobilidade social aqui se apresenta a partir da análise do seu conceito quando se diz que: é possível a mudança de posição social num dado sistema de estratificação social. Indivíduos que refletem acerca da situação apresentada no parágrafo anterior e tomam, a partir da educação e da percepção de tais injustiças, atitudes que os levam a trilhar outros caminhos que não permitam sua subjugação a tais sistemas de exploração e controle social, estabelecidos pela classe dominante local.

Nenhum comentário: