Coisas da Tamonca

Minha foto
Conceição do Coité, Bahia, Brazil
Pedagoga, Matemática, Mãe, Gestora da Escola Antônio Bahia-Conceição do Coité, Petista por enquanto, Amo LULA, luto por justiça, igualdade, odeio qualquer tipo de calúnia, discriminação ou preconceito. E vou vivendo... Música, poesia, livros, arte, cultura, internet, política e educação são minhas diversões. No mais o mundo é uma caixinha de surpresas, é só querer descobrir!

domingo, 7 de novembro de 2010

Terra: Disputa pelo Twitter marca segundo turno nas redes sociais

Se o primeiro turno das eleições foi ancorado por 'tuitaços' promovidos por vários candidatos, a segunda etapa da disputa presidencial levou a marca das hashtags, palavras-chave usadas no Twitter para identificar uma mensagem de 140 caracteres. Mais do que esta categorização, as hashtags serviram, nesta campanha, para organizar movimentos de militantes na tuitosfera. O objetivo era estar sempre presente nos Trending Topics, a lista dos assuntos mais citados do momento na comunidade.

Uma hashtag muito citada poderia não aparecer nos Trending Topics? Aos olhos do estrategista de mídias digitais da campanha de Dilma Rousseff, Marcelo Branco, isto aconteceu durante o primeiro debate do segundo turno. Para Branco, o Twitter teria imposto filtros que não permitiram à hashtag #dilma13 chegar à lista de tendências.
Se um termo não virava destaque, os militantes tentavam outro e outro, no que se tornou uma criativa competição pelo Twitter. Entre as hashtags criadas pelos apoiadores de Dilma estavam: #SerraMilCaras, #SouMaisDilma, #Dia31Vote13, #SerraRojas, #13confirma, #boladepapelfacts (em menção ao episódio do objeto jogado contra a cabeça de José Serra) até o marineiro slogan #SejaMais1Dilma, usado na fase em que a ex-candidata pelo PV ainda não havia decidido quem apoiar. Pelo lado tucano, a disputa pelos Trending Topics foi com as hashtags #DilmaNão, #Serra45, #Virada45, #euquero45, #PTmente e com o jogo de caracteres BR45IL.
A preocupação dos petistas com boatos que estariam circulando pela rede chegou às mídias sociais. Foi quando a campanha 'Espalhe a Verdade' ganhou projeção no Twitter, no Orkut, no Facebook e no Formspring.
 Leia mais...

Nenhum comentário: