Coisas da Tamonca

Minha foto
Conceição do Coité, Bahia, Brazil
Pedagoga, Matemática, Mãe, Gestora da Escola Antônio Bahia-Conceição do Coité, Petista por enquanto, Amo LULA, luto por justiça, igualdade, odeio qualquer tipo de calúnia, discriminação ou preconceito. E vou vivendo... Música, poesia, livros, arte, cultura, internet, política e educação são minhas diversões. No mais o mundo é uma caixinha de surpresas, é só querer descobrir!

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Sociologia e Formação do Educador

A Sociologia é importante na formação dos educadores no que tange a compreensão da evolução da sociedade em si e da visualização das diversas formas de interação da sociedade em âmbito mundial, considerando as implicações desses fatores na vida do ser humano, “pois, sendo uma disciplina humanística, ela pode propiciar aos futuros mestres uma visão laica e racionalista, desembaraçada de toda religião.”
O seu conceito é apresentado no texto sendo “a ciência que estuda o universo sociocultural do homem, as relações sociais, as formas de associação, as facetas da cultura, da estrutura social, o comportamento, a interação, a mudança social e as inter-relações dos fenômenos sociais.” E aparece de forma resumida, dizendo que “a Sociologia é o estudo e o conhecimento objetivo da realidade social”.
Tem como objeto - o homem e o meio humano em suas interações recíprocas: interesse nos problemas sociológicos, buscando explicação e compreensão da vida social. Seu objetivo é conhecer objetivamente a realidade social, bem como aumentar o conhecimento que o ser humano tem de si mesmo e apontar solução para os problemas sociais. Nisso está explicitamente o papel que o educador tem ao desempenhar sua função de mediador do conhecimento, propiciando a reflexão do indivíduo acerca de como a sociedade se desenvolve e atua na vida dos cidadãos.

Nenhum comentário: