Coisas da Tamonca

Minha foto
Conceição do Coité, Bahia, Brazil
Pedagoga, Matemática, Mãe, Gestora da Escola Antônio Bahia-Conceição do Coité, Petista por enquanto, Amo LULA, luto por justiça, igualdade, odeio qualquer tipo de calúnia, discriminação ou preconceito. E vou vivendo... Música, poesia, livros, arte, cultura, internet, política e educação são minhas diversões. No mais o mundo é uma caixinha de surpresas, é só querer descobrir!

domingo, 14 de novembro de 2010

LER E ESCREVER EM MATEMÁTICA

O ensino de matemática desperta na maioria dos educandos sentimentos de repulsa e incapacidade, esse fato advém da metodologia utilizada durante anos na aplicação dos conteúdos abrangidos na disciplina e caracterizados por simbolismos e formalidades contidos no ensino dos mesmos.

Considera-se a disciplina de matemática hoje como uma das mais complicadas para aprendizagem, ela é indicativa de sucesso de apenas uma minoria por causa de sua dificuldade de compreensão. Apesar de existirem fundamentos e linguagens matemáticas na maioria das ações quotidianas dos indivíduos e em quase todas as áreas do conhecimento, ainda trata-se a mesma como disciplina isolada e sem relação prática da maioria dos seus conteúdos com a vida dos mesmos por ser enfatizada por códigos escritos.

No intuito de reparar esse equívoco cometido pela escola e seus currículos num processo histórico cultural, se faz necessário alfabetizar em matemática buscando entender o que se lê e escreve a respeito das primeiras noções da disciplina presentes na prática quotidiana, diminuindo assim a distância entre a matemática ensinada na escola e a realidade do educando. O mesmo que, sem saber ás vezes, utiliza-a nos mais diversos momentos de sua vida.

Pra que tal mudança se efetive, pensa-se também em rever a prática pedagógica atual, repensar as atividades propostas, a forma de apresentação dos conteúdos e a organização dos trabalhos escolares, de maneira que envolvam as diferentes expressões da linguagem matemática na construção dos conceitos, noções e do próprio pensamento. Contudo, isso só será possível com a utilização correta da nossa língua falada e escrita, e após esclarecer à comunidade escolar a importância e utilidade que a matemática tem na compreensão de muitos dos processos vividos pelos indivíduos.

Nenhum comentário: